terça-feira, 31 de março de 2009

MACACOS ou humanos?

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula.
No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas.
Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir na escada, os outros o pegavam e enchiam de pancadas. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu.
Um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído.
Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.
“Triste época! Mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”
Albert Einsten

Será que nessa época de crise do capitalismo, onde os próprios estão literalmente sendo salvos pelos socialistas ehhee, será que estamos nos tornando mais humanos?

5 comentários:

Anônimo disse...

Dessa vez eu concordo com o Einstein. Mais fácil desintegrar um átomo do q um preconceito... a começar pelos nossos. Pior que dizemos: "Eu não sou preconceituoso(a)... sou bem aberto(a)".
Se estamos mais humanos não sei, mas que ainda temos muitos pontos em comum com esses cinco macacos, ahhh temos. Bjs

Anônimo disse...

Dizem que os momentos de crise são os melhores pra trazerem mudanças positivas. Amém.

Tiago Antunes disse...

Grande Gil. Quase voltando hehehehehe. Interessante a reflexão e, bem possível até. Com certeza a conjuntura mundial irá mudar. Porque as pessoas estão mudando. Sempre haverá um macaco que subirá na escada, com ou sem pancadas. Ele só precisará de coragem pra enfrentar os valentões. Sorte pra ele.

Namastê.

Estava Perdida no Mar disse...

Acho que estamos nos tornando cada vez mais macacos.

Ou pior, nos tornando cada vez mais estes cientistas ai

Aline V. disse...

É fato que somos condicionados e influenciados pela cultura em que vivemos. Mas, infelizmente, aceitamos as crenças dos outros sem nos perguntarmos se isso é realmente válido para nós mesmos. E os piores preconceitos são aqueles que começam em casa, porque ficam tão arraigados no nosso inconsciente que acabam fazendo parte do que somos, e fica bem difícil mudar depois. Acredito que ninguém está livre de algum tipo de preconceito, mas não por culpa própria, nem de ninguém, mas pelo simples fato de uma idéia ser repassada por gerações. Ao tentarmos nos libertar das amarras que nos prendem e ousar, estamos evoluindo, e não reproduzindo ideias prontas - mesmo que, lá no fundo, ainda haja resquícios da nossa herança-materna.