domingo, 12 de agosto de 2012

dia dos Pais e o meu.

...há anos esta palavra soa no meu ouvido, e não sei até quando soará. Também não sei até quando irão meus dias. Mas pelo menos no meu íntimo penso que ao por um filho no mundo, o casal deve pensar um milhão de vezes se permanecerão juntos após. Não sou reativo quanto a pais independentes, mas registro que a mim, fez falta sim.


Meu pai nunca foi presente. Quando tentei/tentamos nos aproximarmos, entendi que se tratava de uma pessoa simples, humilde, dependente de várias coisas, e eu, na época perdi a oportunidade de verdadeiramente lhe conhecer.

Em dezembro/2011 meu pai faleceu. Momento em que com suas forças veio ao RGS visitar os seus.

É impressionante como a pessoa que não conheci se faz tão presente na minha vida. É como se as minhas angustias / dele fossem entendidas por mim, talvez sentidas.

Angustias:

 Primeira briga no colégio;

 Primeiro campeonato: futebol, vôlei, natação, karate, capoeira, bici-cross, skate,..;

 Primeiro emprego;

 Primeira crise de relacionamento no trabalho;

 Primeira namorada;

 Primeira relação sexual;

 Primeiro carro;

 Escolha da Profissão, Vestibular;

 Equilíbrio/Estabilidade Profissional;

 Escolha/Encontro de uma esposa;

 Possibilidade de ter filhos;

 Entre tantas outras...

Formando-me homem há alguns meses heheh, lembro-me como busquei a figura do pai ao longo de minha vida. Tios, Professores, Padres,.. Destes o mais próximo foi meu Avô falecido em maio/1989. Mesmo assim, salvo meu avô, todos tinham amor por mim, mas não era amor de Pai, ... e não eram Pai.

Sim, observei ao longo de minha vida, casamentos de alguns pais de amigos, onde mesmo cheio de crises, funcionam. E Pai a mim é aquele super-herói fraco, mas que pelo o AMOR ao filho e família supera suas limitações e conta com os milagres divinos para manter a dignidade e a saúde da família. Seria um anjo da vida real.

Vejo lamentavelmente movimentos feministas, machistas. Lamento não pela falta de conhecimento das pessoas sobre a existência, teológica, filosófica, religiosa e astrologia; onde temos marte e Venus como equilíbrio da vida. Mas porque a combinação existencial se faz em papeis diferentes. Tive e tenho a melhor mãe que um humano pode ter, e tenho propriedade o suficiente pra saber a parte que me faltou.

Sinto meu Pai vivo em mim, é como se após a morte dele, a cada dia que passo eu venha obtendo as respostas que dele não tive, e percebendo o quanto é importante esta figura.

Não, não tenho filhos ainda. Penso que filhos são frutos do amor do homem e da mulher, e não requisito para ambos estarem juntos. Como não achei esta mulher ainda...

Não condeno pais que se divorciaram ou pessoas que de uma aventura sexual tiveram um filho, mas se hoje nossa sociedade está emocionalmente desequilibrada, a figura da Sagrada Família penso que está abalada. Porém condeno pais que não estão juntos, mas não assume suas responsabilidades de, ou ainda, ficam em briga de vaidade prejudicando o próprio filho..

Quanto ao meu, como disse: - declaração de amigos de infância e os seus próximos de agora, me fizeram o conhecer, mais que na vida que não tivemos contato, e pelo que vi, não me parecia alguém tão ruim assim.

Por fim, Pai. Te amo, onde estiver.

12 comentários:

Anônimo disse...

muito lindo!!! é aquele velho pensamento..." Tudo o que temos é um presente de Deus, o que fazemos com o que temos é um presente à Deus" ;)

Anônimo disse...

beijao Bibi ;)))

Arte DEZ disse...

Acredito que Deus (o mesmo teu) permite a cada um ter o que merece e o que precisa.

A presença do pai é muito importante na formação de uma pessoa e, na falta dessa figura – seja por que motivo for -, muitas mães se desdobram na tentativa de suprir essa ausência. Tua mãe fez isso; eu faço também. E, acredite, sempre temos a melhor das intenções.

Teu pai esteve, está e estará contigo, em ti, o quanto e como tu precisas. Feche os olhos e o abrace.

Rodrigo disse...

Caro amigo!

Pai/Mãe são terrenos, portanto, seres dentro do tempo. O amor Eterno, libertou-nos dos pais, das prisões emocionais, das ciladas fantasiosas, especialmente na passagem que um judeu pediu para enterrar seu pai e sua mãe. Passagem que tu conheces bem. São deles a fagulha inaugural; mas é teu o caminhar em direção à liberdade. Se pais verdadeiramente amorosos são, certamente desejam este encontro teu com a libertação emocional, não espiritual apenas.

Espero ter contribuído.

Abração! E não te cansa muito com as gurias (hehehe).

Fernanda disse...

Gostei do texto. O importante é sentir a presença, mesmo que não esteja presente. Amar e perdoar, sempre. Beijos, Fer.

Anônimo disse...

Gil: gostei de saber que estás bem contigo mesmo. O amor de Deus nos dá condições de perdoar e superar todas as nossas necessidades. Um abraço, Regina Ricardo

disse...

Seu pai sempre estará presente em você, Gil!

Beijos

Patrícia Viale disse...

meu pai já se foi há uns seis anos, e ele está muito mais presente hoje!! as vivências ficam!!! sejam quais forem! viver é o mais importante!

Ana disse...

Gostei muito do texto Gil, inclusive me identifiquei em alguns momentos. Pais são fundamentais para a nossa formação. Ausentes ou não, eles estarão sempre presente em nossos corações. Beijão.

Anônimo disse...

Grande Alexandre!

Belas e sábias palavras meu amigo.

Parabéns pela atitude de colocar publicamente o quanto é bonito um amor de filho para Pai.Aliás para mim, não deveria existir dia dos Pais ou dia das Mães. O justo seria que todos os dias nos déssemos conta de que sendo eles que nos deram a vida, já bastaria.

Essas datas comerciais eu não aturo.

Mas enfim, faz parte do mundo capitalista.

Grande Abraço

Alex

Luísa disse...

Sinceramente não sei aonde foi parar meu comentário anterior... Agora olhando novamente fiz uma associação com a Sagrada Família e como podemos tentar tê-Los como modelo e valorizar essa institução chamada família. Feliz quem consegue fazer o que fizeste. Será isso amor incondicional de filho para pai? Bjs Luísa

Anônimo disse...

Gil, lindo texto. Faz a gente pensar o quando deixamos de dar a devida importância para certas coisas na correria do dia a dia.
Gil, parabéns pelo texto.
Fique com Deus!!!
Christian Rodrigues