terça-feira, 21 de agosto de 2012

a poesia

...cada um com seu cada um. A mim a poesia é amiga, em especial de quanto estou eufórico ou triste. Sim, sim ela é bem bipolar, talvez eu seja - não sei, mas ela em mim é! Não consigo criar musica e nem deslumbrar um objeto qualquer em um dia comum, nem uma pessoa, nem um lugar,..nada. Preciso sofrer uma provocação íntima. Uma repentina paixão, a dor de uma perda, uma desilusão, uma vitória. Quaisquer que sejam, a mim são motivo de criar.        
     Mulheres são meu auge da criação, mas assim como o INTER, não é qualquer uma. Precisa saber mover as mãos, precisa saber andar, precisa saber se comunicar e mais, ter postura de mulher, para quem entende de nobreza, sabe do que me refiro; gênero hoje em dia não anda dizendo muito a ninguém, nem na poesia (...).
      Salvo as mulheres há também meu grande amor, a CAPOEIRA, que além de ter vida própria, me parece ser feminina. Ela é manhosa, elegante, safada, contagiante, inteligente...por demais (...). Tanto que ao entrar em nossa vida, se tentamos nos separar, ela é pior que mulher abandonada, ela passa por baixo de nossa porta em vem nos buscar.
      A mim há também três coisas que me excitam em ser poeta. Conversa com idosos, por do sol em um lugar bonito, e por fim, um lugar bonito  beira de oceano.
     Quanto às tristezas,... embora haja tantas desgraças no mundo atual, como: drogas, assalto, assassinatos, guerras, tragédias climáticas, corrupção, prostituição de menores e afins, quanto isso, infelizmente minha poesia não se aplica, isso não me abala, imagino como uma ferida aberta, que de tanto enfiar uma agulha na carne viva a dor era tanta que não dói mais,... AGORA assistir a uma injustiça, ou ver uma pessoa que pode abrir uma porta, ta vendo a pessoa ao lado esperando a ajuda, quando não lhe custa nada e a pessoa não faz, este FDP merece não só uma poesia, mas sim uma agulhada no traseiro, uma não, algumas pra deixar de ser bobão!

     Pra ser poeta; basta ter mente aberta, coração nos dedos ao escrever e coragem pra publicar e aceitar críticas que virão, como um trocar. Mas lembramos de frases que acrescentam o texto do humilde poeta:

 A roupa evidencia a vontade da pessoa, esteja onde esteja;

 Falar não adianta nada, mas dá tempero ao momento, o que ajuda é amar;

 Não é o poder que redime, mas o amor;

 Perfeição, não ter defeito, não ter limite – é paganismo;

 Mudança gera medo rsrsrs e também poesia;

E por fim, um coro de uma letra minha de Capoeira:

“A maré boa, maré, maré sem fim;

 A maré boa, mora aqui dentro de mim!”

4 comentários:

Anônimo disse...

Humm estava inspirado. Acho muito legal qdo conseguimos expor nossos sentimentos e vc, no momento desabafou. A qualquer momento vais encontrar o fio da meada. Bjs.

Arte DEZ disse...

:O
Pronto. Só pra não te deixar no vácuo.

Viviane disse...

Lindo e emocionante texto!!! A vida é nossa grande poesia!!!
Parabéns e escreva muitas poesias a beira do Guaíba!!! É muito inspirador!!! Bjs!!!

Eliane F.C.Lima disse...

Gostei muito dessa história de que poesia é bipolar. Um verdadeiro achado.
Aliás, achado foi o meu de chegar a esse texto,todo bom.
Abração.
Eliane F.C.Lima (Blogues "Poema Vivo" e Literatura em vida 2")