terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LIBERDADE

Este final de semana, após retornar a vida de solteiro, ao qual, por sinal, não quero mais sair; fui pra balada, local de costume, pra variar os velhos amigos(novos – apenas de um ano e meio pra cá) estavam lá, e um deles me contou que estava procurando um AP no centro e que havia vendido seu carro. Ele, bem..., ele é formado em administração. – A, tinha me esquecido, me falou q vendeu pq o dinheiro é pra nos fazer livre, e não ao contrário. Disse q em função do carro, estava escravo do dinheiro.
E nos SOMOS escravos do que ou de quem?
· Religião;
· Namoro;
· Casamento;
· Família;
· Dinheiro;
· Drogas;
· Sexo;
· Vaidade;
· Academia;
· Profissão;
· Amigos;
Creio eu, q todos os itens citados anteriormente, sendo que, lícitos, são todos para libertar a gente, mas vejo tantas pessoas presas ao invés de livres, q me assusto.
O que há de errado então?

6 comentários:

Anônimo disse...

Gil, discordo quando você diz que os itens citados são para libertar. Para mim todos te "prendem" de uma maneira ou de outra. O grande problema é se prender demais a qualquer uma delas, o ideal é se prender um pouco a cada.

Anônimo disse...

Acredito que o que há de errado é o fato de buscarmos a nossa felicidade naquilo que não está em nós, mas em tudo o que nos rodeia...

Tudo isso nos proporciona um bem-estar incrível, e por isso acho que acabamos nos “perdendo” nos conceitos...somente serei feliz SE tiver: um bom casamento, uma boa profissão, uma família perfeita...conseqüentemente, acabamos nos tornando escravos do SE...

Aprender a ser feliz, de fato, parece tão complicado...talvez porque a gente não consiga entender que o grande tesouro está em nós mesmos...é tão simples e tão óbvio que, aos nossos olhos, nem parece verdade...

Saldanha disse...

Grande Ale,
Infelizmente hoje estamos cercados de armadilhas que escravizam e pior, muitas delas têm como principal chamariz a "liberdade".
No meu ponto de vista ter liberdade é reconhcer que se pode tudo, mas que nem tudo é bom, agradável, conveniente ou salutar.
Portanto me considero uma pessoa livre, pois tudo posso, mas nem tudo faço.
Posso me drogar, posso sim. Mas não faço porque isto não é bom.
Agora pra quem quiser saber o que é bom, só Jesus é bom.
Tenho dito.

Anônimo disse...

Liberdade é escolher sem influência alheia, e isso muitas vezes é difícil. Escolher algo pq sabemos que realmente é bom pra nós, pq realmente queremos.

Anônimo disse...

Ale, o problema não são as coisas, mas como nos comportamos em relação a elas. Somos escravos de nós mesmos, de nossos medos e desejos. Será que é a toa que existe aquela grande frase: "Conhece-te a ti mesmo?" Será que não buscamos mais do que realmente precisamos para sermos felizes?

Unknown disse...

Vive escravo quem não sabe se administrar e ao dinheiro... Todas essas coisas proporcionam de alguma forma conforto, seja espiritual, emocinal ou material. Se ainda não tem condições de manter algumas coisas que gostaria, espera o momento certo, algum momento será propício.
Tudo isso faz parte da vida da gente...