domingo, 29 de junho de 2008

conselhos!!!

Certa vez uma amiga me fez uma dedicatória, dizendo: Não peço a DEUS uma vida fácil e sem pessoas para te prejudicar e nem sem problemas; pois, se fizesse isso, estaria pedindo para que Ele te transformasse em uma pessoa acomodada e mediocre, caracteristicas que segundo ela não tenho.
O que ela pedia então, está em I Reis 3, 9
"... um coração sábio, capaz de julgar e discernir entre o bem e o mal"

As vezes fico na dúvida em falar ou calar, quando uma pessoa precisa de um conselho e vem me pedir, e vejo que minha consideração irá deixá-la triste, pior, muitas vezes consideramos e as pessoas nao seguem o que a gente diz, porque o caminho que quer seguir é contrario ao conselho, ... porém tenho e sempre tive a capacidade real de fazer os seres considerarem o que digo. Entao além de seguir o que pensam, muitas vezes se afastam de mim. Logo pergunto: falar ou calar?

9 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza falar!
Por mais que a verdade não seja o desejado, é preciso ser sincero!
E mesmo porque, quem realmente é teu amigo vai te entender, e mesmo que não siga os teus conselhos, pelo menos vai ter a certeza de que o verdadeiro amigo tentou abrir seus olhos!

E tu hein hein seu Alexandre...prefiro nem comentar!
hahaha...beijoos

Anônimo disse...

Bah, Ale... eu nem lembrava mais disso. Bem, mantenho tudo o que disse nessa dedicatória.
Que Deus te ilumine e te dê sempre a clareza de quando (e como) falar e quando calar.
Bjão!

Anônimo disse...

Ah, só mais um detalhe. Quando vc estiver em dúvida se deve ou não dizer algo que uma pessoa precisa ouvir, lembre-se que as tuas palavras (se ditas de forma sábia e adequada) podem mudar o destino de alguém. Se vc estiver certo e a pessoa não te ouvir... bem, é um risco, mas vc fez a tua parte.
Lembre-se que a omissão é uma das piores atitudes que podemos ter.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" Antoine de Saint-Exupery.
Boa semana!

Janaina disse...

Se alguém perguntou, é porque quer ouvir... Neste caso então, falar.
Se não foi perguntado, cale.
A palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro...

Anônimo disse...

Falar ou calar, eis a questão?
Penso que falar é uma arte, pois comigo acontece seguidamente o que aconteceu a Paulo..."As vezes não faço o bem que quero e faço o mal que não quero"...
Bom no fundo acredito que o que vale na vida é a coerência entre o falar e o agir, pois "palavras convencem, mas testemunho de vida arrastam multidões... João Paulo II.

Paz e Bem,

Táric.

Ana Luisa disse...

Olá!!
Mesmo com todos os conflitos que vivemos diante de tais situações, [pq parece que temos um ímã], sempre tem alguém falando de suas particularidades esperando um conselho..rs..bom..eu falo.
Prefiro o sentimento de papel cumprido..assim sei que fiz minha parte.

bjs e obrigada pela visita.

Estava Perdida no Mar disse...

"... um coração sábio, capaz de julgar e discernir entre o bem e o mal"

Como sua amiga mesmo disse: treine seu coração para ser sempre assim...e a resposta entre falar e calar virá como conseqüência.
Beijos

AnaLua disse...

Por vezes, é difícil falar o que a pessoa precisa ouvir... é difícil falar de Deus às pessoas, então, nesse caso, fale das pessoas para Deus. Apresente-as ao Pai. Muitas vezes não podemos falar, mas sempre podemos rezar.
Bjo!

Simone disse...

sempre prefiro a opção de falar. se a pessoa não gostar daquilo que eu disse, azar o dela. as pessoas sempre querem as respostas mais fáceis. odeio quando alguém vem me perguntar algo apenas para ouvir de resposta algo que ela quer ouvir. mas sempre prefiro falar.