sábado, 3 de maio de 2008

Os Sete Pecados Capitais (Cabeça)!

Creio que agregará valor a este blog, a formação em relação às virtudes (dons) que DEUS nos dá diante as nossas fraquezas, enfim, a arma disponível para combatê-las.
Vamos lá:

1. Avareza - (bom lembrar que os bens deste mundo foram feitos para atender nossa necessidade);
· Virtude - GENEROSIDADE, compartilhar com que mais precisa.

2. Inveja - (tristeza diante do bem do próximo, pessoa que não valoriza os dons e os bens que tem);

· Virtude – CARIDADE (amor ao próximo, perdoar).

3. Ira – estado emocional desordenado, raiva excessiva;
· Virtude – MANSIDÃO, forte é o paciente.

4. Luxuria (impureza) – exotismo, mau uso da sexualidade;
· Virtude – CASTIDADE, respeito ao nosso corpo e ao do próximo.
obs: “SEXO, AMOR, TRANSMISSÃO DA VIDA” – o homem separou as três coisas.
5. Gula – busca de um prazer desordenado (cigarro, anabolizante,.. comida) e a velha frase,... td bem amanhã eu começo a me cuidar;

· Virtude – TEMPERANÇA, conservar nosso corpo, nossa saúde.

6. Preguiça – fazer tudo de qualquer jeito, sem amor, falta de tempo;

· Virtude – DILIGÊNCIA (amor), disponível as atividades, zelo.

7. Soberba - leva o homem a desprezar os superiores e desobedecer as leis. É o desejo distorcido de grandeza. Tem relação direta com a ambição desmedida pelo poder e o orgulho exagerado;

· Virtude – HUMILDADE, consciência do próprio valor, independente da posição ou aquisição, saber que segundo o Cristianismo, os DONS a nós concedidos são para uso a bem de todos.
--------------------------------------------------------------------------------------
O catecismo coloca os pecados capitais, descritos por de São Thomas Aquino, na versão de São João Cassiano e São Gregório Magno, enfim, estes dois diferentes de Aquino, enfatizam que a abertura a um destes pecados, outros são gerados em forma de vícios e todos levam a acídia, segundo Pe Joãozinho “mal do século”a tristeza.
Espero que este texto em caráter de formação ajude a alguém identificar e viver as virtudes, conforme necessidade.
Que a Virgem Santíssima “Maria” interceda por quem precisar.

15 comentários:

Unknown disse...

Grade tema Ale...
Espero que consiga passar tua mensagem pra muitos pecadores que andam por ai! hehe...
Muito bom te ver espalhando a palavra do nosso Deus por ai... talvez disso que o mundo está precisando!
Beijao! Saudades..

Anônimo disse...

Amigo..espero que alguem não siga todos esses pecados que vc descreveu, pq se não estará perdido....na verdade, as vezes nos deixamos levar por alguns dele, mas depois passa..heheh
Devemos ser conscientes...grande beijo

Anônimo disse...

Ale, querido! Muito oportuno teu texto.Nós falhamos muitas vezes porque, ao focar nosso olhar no pecado, esquecemos que Deus nos dá armas para combatê-los.
Como vc bem destacou no título, são os capitais porque geram muitos outros.
Bom ressaltar também que, quando nossas virtudes não forem suficientes para evitarmos o pecado, sempre podemos recorrer ao sacramento da reconciliação (ou confissão, como preferir) para pedirmos o perdão e conseguir nova força que vem de Deus.
Vou tornar meu comentário um pouco extenso, mas quero citar uma parte do Documento de Aparecida:
"O sacramento da reconciliação é o lugar onde o pecador experimenta de maneira singular o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de seu perdão misericordioso, nos faz sentir que O AMOR É MAIS FORTE DO QUE O PECADO COMETIDO, nos liberta de tudo o que nos impede de permanecer em seu amor e nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-lo aos demais de coração aberto e generoso." (Doc. Aparecida,254).
Bjs

Estava Perdida no Mar disse...

Ih...gostamos de plantas. Q legal.
Rs...
Ah, "perdidona" foi ótimo...Rs
Beijos

Luísa disse...

Alexandre sábias palavras, esse é o papel de multiplicador que eu te falei às vezes voluntariamente e por outras sem querer, o importante é dar o teu testemunho e difundir aquilo que vale a pena. Bjs

AnaLua disse...

gostei muito, muito muito do seu texto. Pra cada pecado, uma virtude. Então, acho que me salvo ainda...
Beijos enluarados!

AnaLua disse...

Preciso te agradecer pelas suas palavras... Muitas vezes na minha vida, eu quase me deixei levar por alguns acasos, mas pela Graça de Deus, que é fiel, eu pude ficar onde estou.
Também sou católica. Conhece ou já ouviu falar Neo-catecumenato?

Vc enxergou muito bem a minha alma e o que vai por trás do meu inconformismo.

Paz e Bem!

Unknown disse...

o problema é nao cair nessa coisa toda ae velho!
o mau chama, mas é isso ae pra toda coisa ruim tem mil boas!
grande alexandre quero ver c tu ta te cuidando bem agora q o mestre nao esta presente no teu cotidiano! ehhehehe abraçao!

Unknown disse...

a só pra sabe aquela la de cima é a fe??? hahahaahah.
tomara q ela tenha intendido bem! ;)

Anônimo disse...

Assim COMO o Pai me ama eu vos amo.

Amor, mto mais NO QUE FIZEMOS, esta no COMO fazemos. Sem amor podemos deixar o nosso corpo arder em chamas, dar nossos bens aos pobres, trabalhar dia e noite para uma vida melhor... sem AMOR.
COM a caridade tdo encontra sentido pleno. COMO o Pai me amou, eu vos amo. Amai-vos COMO eu vos amei.DAI

Anônimo disse...

Tirar o que é suspenso e colocá-lo no dia-a-dia... Ale, tenho certeza que contribui para uma reflexão-ação de quem o lê! Portanto, orgulho-me do intelectual-amigo que age e, agindo, o faz documentando seus atos para que não passem em branco.

Paulo Freire tá contigo. Registro é tudo!

Pedagógico, Alexandre...

Hasta luego, compa...

Rodrigo

Unknown disse...

Que Deus possa te honrar a cada dia e que esse dom que Ele te deu permaneça para sempre dentro de vc!
Que esse texto sirva de lição para as pessoas pobres de espírito, que ainda não conheceram o melhor caminho:JESUS CRISTO!!!!
Sucesso para vc Alexandre...
Bjs Cíntia (carioca)

J Araújo disse...

Gostei muito do teu blog, muito interessante mesmo. Cheio de opiniões, dúvidas e reflexões.

Abraço.

TH disse...

Parabéns pelo post, gostei muito mesmo. O que mais achei interessante foi que para pecado tu comparou a uma virtude. Espero que ajude muitas pessoas encontrarem suas virtudes.
Grande beijo

Anônimo disse...

Certo Brother!
isso ai vem do berço, tirando o da gula, pq pecado maior do q comer demais é não ir ate o fim num belo prato de macarrão
hehehe