sábado, 10 de maio de 2008

Minha visão!!!

Muitos campeonatos mundiais de futebol; samba e afoxé superando ritmos importados, estabilidade econômica permitindo o nacionalismo... é inegável que no meio a toda esta efervescência que uma arte genuinamente brasileira conquiste seu merecidíssimo espaço: falamos da CAPOEIRA.
Mas o que é a Capoeira? Assistindo a uma apresentação nos perguntamos: Será uma luta? Será uma dança? Arte marcial? Folclore ou jogo? Em um primeiro momento nos passará despercebido toda a bagagem cultural que este esporte possui. Antigamente ela era usada pelos negros como defesa aos senhores de engenho: um grito de liberdade racial.
Hoje, é usada por alguns brasileiros como foco de resistência cultural e como um brado de independência.
Além do coração, a Capoeira trabalha muito com a parte física de seus praticantes. O dia-a-dia de um capoeirista é um desafio continuo entre o corpo e a mente. Há uma busca por superação de velocidade, movimentos precisos e harmonia.
A espontaneidade, a malemolência e jeitinho brasileiro estão presentes em cada movimento da Capoeira. Com um pouco mais de sensibilidade percebemos toda personalidade do jogador, que é amplamente exposta no jogo. A Capoeira não limita-se apenas a expor abertamente a personalidade e o caráter dos jogadores, mas abre e exibe toda a essência e cultura do BRASIL.

Alguns dias da minha vida vivi isso, agora mais prudente, mais maduro e não menos motivado, estou voltando - Scooby

8 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim é o Ale que conheço...
Estava faltando vc falar da capoeira aqui no teu blogger, rsrs
Bjão

Unknown disse...

scoobylobilubiluuu....
bom até hoje tudo q tu me disse deu certo ta q os prazos e nem tudo 100%, mas posso dizer q ta acima da media, quero ver essa capoeira e ver c compreendo de vez essa tua loucura!
sabe q pode conta com a minha mandinga aqui! falow

AnaLua disse...

Nossa, vc é capoeirista??? A-mo capoeira! Cheguei a praticar um pouco na adolescência. Capoeira é quase uma metáfora da vida: é luta, é dança, é ritmo, é garra, é brincadeira. Ora defesa, ora ataque. Tudo de bom!

Bjo!

Unknown disse...

capoeeira é bom demaiis!
uma boa forma de gastar as energias.. haha...
é isso ai alee! beeijos

Anônimo disse...

Muito legaalo texto, Alexandre!! Legal falares de algo que gostas e entendes. Consegues passar conhecimento e despertar a curiosidade dos leitores sobre a capoeira. Infelizmente, nunca pratiquei o esporte. Mas... quem sabe um dia, né hehe
beijos

Anônimo disse...

Lá no céu tem três estrelas
todas três em carreirinha
uma é sua a outra minha
e uma vai ficar sozinha

bom... que dizer da humildade traduzida em amor pela capoeira e pela história do maior esporte/educação que o país já produziu? A capoeira é o jeito de dizer sem anunciar, que conquista e fala duro na doçura de gingar...

hehehe

Axé, capoeira!

Rodrigo

Unknown disse...

nuito bom Ale, tenho vários amigos que fazem capoeira. Conseguiste descrever direitinho o significado dessa dança, luta e música praticada por muitos hoje. Bjs Rê

Mari Thomé disse...

Gostei muito de todos os posts. Como acho meio esranho ficar comentando os que já passaram, a partir de agora ganhaste uma leitora assídua.
me desculpe não ser tão brasileira assim a ponto de fazer capoeira, mas a arte marcial promove essa conexão diária entre o corpo e a mente.
Voltei a treinar taekwondo faz duas semanas. Faz um bem à alma que só quem faz consegue imaginar!

Beijos!