sábado, 30 de janeiro de 2010

Também sei ser crítico, mesmo não sendo a proposta do blog

Q os judeus se queixam do holocausto ate os dias de hoje é um fato!!! Q foi a maior barbárie talvez; assim como a guerra do Paraguai, assim como o tsumani, assim como a tragédia do Haiti. Mas vamos tentar verificar que aqui no Brasil estamos passando por enchentes continuamente, desmoronamentos de terra, pontes que estão se desmontando, estradas que do nada somem; e que em conseqüência disso MORTES. Mas isso a mídia não divulga com a mesma sensibilização em massa qto ao relacional Haiti. Não, não tenho nada contra.


Mas venho falar de algo maior!!! Muito maior!!!
No Holocausto os judeus se queixam de 6 milhões d mortes. Na colonização da América aproximadamente 300 milhões de negros em 200 anos (poderia aumentar e em muito o numero e os anos) foram trazidos da Costa do Marfim; sendo que chegaram a América em torno de 150 milhões de negros ESCRAVOS; os demais ou morreram na viagem, ou foram retirado dos navios para aliviar carga, ou ate mesmo em um período que havia fiscalização de peso nos barcos às vezes precisavam se adequar em alto mar.
Mas isso ainda não foi o pior. Chicote, ser amarrado a troncos e cadeiras, ser queimados, ser usados como objetos sexuais já foi horrível, não ter o direito de ter uma profissão, uma família e ir e vir também,.... pra terminar ainda tinha casos em que a filha (o) do (s) senhor (s) feudal (ais) se apaixonavam por um escravo, se apaixonavam de alma, mas eram humanamente impedidos de viver o grande amor. Nem falei em filhos bastardos pra não piorar.
Sim nossa historia traz isso, a Capoeira (o grito em ânsia da Liberdade) possui isso na ALMA, na essência, na agressividade, na dor, na misericórdia, na antropologia, na psicologia, nos seus movimentos e SEMPRE nos seus escolhidos. Pois a Capoeira escolhe os seus praticantes, possivelmente o Deus maior o deseja ou permite que algumas pessoas virem padres, outras freiras, outros pais de família, e alguns simplesmente Capoeiristas, para que conhecendo um pouco desta realidade consigam informar aos demais irmãos e cidadãos o quanto e importante aceitar a limitação do outro e AMAR aos outros como a si mesmo, em especial aos Negros que possuem na ALMA essa divida impagável da humanidade com eles, por isso, pelo menos um respeito e carinho especial.

ps: se algum visitante do blog, achar na historia da humanidade uma barbárie maior que essa, favor me diga, mas eu desconheço.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom post. Concordo com vc apenas em parte. Explico... Para mim, não existe barbárie maior ou menor. Desrespeito contra a vida humana é sempre um ato gravíssimo, independente do fato de morrer ou de atingir (nem que seja apenas psicologicamente) uma ou milhares de pessoas. É certo que alguns fatos chocam mais ou menos de acordo com as nossas visões de mundo e envolvimentos com os mesmos, mas, a meu ver, é impossível medir quantitativa ou qualitativamente qualquer um deles. Bjs

Alexandre Gil disse...

nao tenho uma opiniao formada sobre teu questionamento. As vezes uma tragedia abala uma pessoa e por consequencia uma familia. No caso dos negros, foi uma populacao inteira, masssss ratifico que errei no termo barbarie, todos sao barbaries!

disse...

Eu pensei em algo para comentar sobre o seu texto antes de você retificar a questão da 'barbarie'... É como eu já te disse, as tragédias são sempre tragédias. Não há como comparar o holocausto com o que aconteceu ao Haiti [e vem acontecendo há muito tempo] e, ainda, o fator da escravidão. Desde o holocausto à escravidão, a gente pode dizer que a culpa é da ambição, do desejo pelo poder, pelo enriquecimento... Até mesmo as tragédias naturais são culpa do próprio ser humano... enfim, sem comparações...
Todos devem ser valorizados, todas as pessoas, todas as almas...
Beijos