segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pergunto!

aos visitantes intelectuais e nem tanto.....
uma das coisas que me surpreendi foi em saber a diferença conceitual entre a palavra caridade, tao aplicada as pessoas da religiosidade espírita e os católicos.
algum dos entao visitantes deste blog pode me explicar o que significa na raiz, na origem, teologicamente a palavra: "caridade".
minha contribuição aos visitantes é em dizer que após algumas experiencias, estudos e reflexoes perante doutores do saber, alguns até com titulos,... é que a caridade está em um nível superior a JUSTIÇA!
mas,....me respondam, o que é CARIDADE?

5 comentários:

Di disse...

"Amor", né? Sempre me fizeram interpretar como fazer o bem sem olhar a quem, mas isso também é uma forma de demonstrar amor, eu acho.

Unknown disse...

não tenho conhecimento da raiz da palavra, mas me parece que caridade = doação. Acho que esta seria a definição. Quem se doa aos outros faz caridade, quem dá sem olhar a quem, sejam 'coisas' espirituais ou materiais.

Catiucha Rosa disse...

Olá Primo...Atendendo ao seu pedido, tentarei definr a palavra CARIDADE...é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. Amor ao próximo; bondade; compaixão; benefício; ajuda...No sentido morfológico é derivada da palavra CARINHO. Sofreu o que chamamos de ALOMORFE, que é uma variação do morfema.Acho que é isto... um ato de carinho e amor...
Como vão as férias???
Um Abraço
Cati Rosa

Anônimo disse...

Caridade... São Paulo já dizia que dentre a fé, a esperança e a caridade só esta última permanece. (I Cor 13, 13). E por que permanece? Porque enquanto a fé e a esperança acabam quando nossa vida terrena termina, a caridade permanece refletida nas ações que fizemos.
Caridade, ou amor ágape (amor supremo, de doação), é tudo aquilo que fazemos de forma desinteressada, sem esperar retorno. E todos dizem q fazem caridade ao limpar o guarda-roupa e dar aquelas roupas q já não serviam mais e só estavam ocupando espaço, ou ao dar uma moeda para alguém q está pedindo, moeda essa q não faz falta nenhuma para nós.
Muito difícil ser caridoso, no sentido correto da palavra. Só quem vive o Evangelho na sua radicalidade consegue ser. Fora isso, acho complicado. Bjs

Simone disse...

primeiro um "puxão de orelha": tu gosta é de polêmica, né?

segundo e respondendo ao post... O Wikipedia diz que "Caridade é um sentimento ou uma acção altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. Amor ao próximo; bondade; benevolência; compaixão; esmola." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caridade).

De acordo com a Página Espírita " "O verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entende Jesus, é benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas." (Resposta dos Espíritos Superiores à pergunta 886 de O Livro dos Espíritos)." (http://www.paginaespirita.com.br/caridade.htm)

Bom, ao meu ver, não há como se falar em Justiça sem Caridade e vice-versa. Uma vez que um está inserido no outro é impossível separá-los. Ambos são sentimentos. Sentimentos são inexplicáveis. Logo, impossível explicar o poder destes sentimentos e dizer qual deles é superior ao outro. E presta bem atenção, estou falando pura e simplesmente dos sentimentos e não de outros significados para as mesmas palavras.

:)