quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ZUMBI

Tenho assistido a greve dos professores do estado do RGS. Identifique por notícias que muitos não aderiram. Verifiquei que o estado, não cumpre a lei que o ESTADO FEDERAL determina. Dito pelo não dito, pedem migalhas e para acalmar os ânimos o governo dá esmolas, esmolas para a EDUCAÇAO. Eu não consigo respeitar nenhum projeto, privado, estado, familiar que não dê valor máximo a educação. Quem vende esta política, deveria prová-la.
Enfim, pq as professoras não pararam 100% para a greve???
Sim,... é verdade que foi bentificado aqui no Brasil um Padre em São Paulo, pelo Papa Bento XVI; mas o Brasil historicamente possui alguns mártires alem deste. Poderia citar alguns bons padres, poderia falar de Getulio Vargas e/ou Irma Dulce. Mas a homenagem hoje é para a consciência NEGRA. Talvez o maior mártir, maior guerreiro e com a causa mais nobre que tivemos no nosso País seja ZUMBI. Negro, que teve formação católica, inclusive sendo coroinha, isso lá em 1600 e alguma coisa, teve mais de uma vez a oportunidade de fazer acordos forjados como estamos acostumados a ver no nosso país, entre e estado e o Quilombo de Palmares, no estado do Alagoas, e mesmo estando do lado mais fraco da corda, nunca aceitou a imposta escravidão, nada humana, e mais, montou estratégias, formou uma sociedade de identidade e resitência.

SINCERAMENTE, Brasil,...... aprenda com Zumbi.

Aos capoeiristas; sabem que ladainhas são lamentos, muitas vezes passados de Mestres de Capoeira a alunos e de Pais para filhos, deixo uma musica que não sei o autor, mas reflete o que já senti no coração como brasileiro e talvez embora mesmo não sendo negro, talvez também tenha sentido pelas experiências vividas na nossa amada nação.

“A pele é negra
Como negra é a própria noite
Traz as marcas do açoite, por onde o sangue jorrava ...
Meu corpo é FORTE
Como forte era o tronco, onde o negro fraco e tonto
Amarrado,... lamentava
Hoje sou LIVRE, mas não posso esquecer
Que pra ser livre hoje eu sei
Muita coisa aconteceu (muita gente já sofreu)
NÃO É REVOLTA
Se lembrar do que passou, pois tudo na vida passa
E o tempo apagou
Mas é que em noite de tristeza
Quando meu berimbau toca,
Parece que ainda agora,... ainda posso ESCUTAR
O barulho da corrente, dói no coração da gente,... e dá vontade de CHORAR

Iê viva meu DEUS!
Iê viva ZUMBI

As professoras que não aderiram a GREVE, por favor né, senhoras formadoras de alunos, revejam suas profissões, porque não possuem virtudes suficientes.
A Governadora, na boa, reflita sobre a oportunidade que DEUS está lhe concedendo de mudar um quadro!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

esse car aia ser um martir se ele tivesse feito um barco e voltado pra africa

Jana disse...

e no fim quem perde são sempre os alunos.

beijo

Luísa disse...

Alexandre achei muito bonito teu texto especialmente quanda falas do Zumbi. Embora eu considere essa data e feriado em algumas cidades do Brasil preconceituoso por natureza!

Estava Perdida no Mar disse...

E no fim quem perde são todos: alunos, professores, e a nação...q perdeu mais uma chance de educar pessoas q possam fazer alguma diferença no futuro

Dani disse...

Oi Ale.. gostei muito do seu texto ... infelizmente a educação está mendigada.. assim refletindo em todas as estruturas humanas da sociedade.. na realidade é tudo consequencia.. é depende de cada uma mudar.. principalmente de quem está na frente.. no caso da governadora.. pois é.. política..