quarta-feira, 25 de julho de 2007

Idosos, experiência de juventude acumulada!

Quem já teve a experiência de trabalhar com idosos??? Inicio este partilhando algo que vivi durante três anos em que participei de um grupo de Melhor Idade. Este período foi de grande transformação para mim;.... no bem da verdade crescimento. Oh se ouvissemos + os velhos.

Lá identifiquei que as brigas de irmãos que as vezes duraram ou duram a vida toda, quando não uns poucos 40 anos, partem não do que consideraríamos aceitavel, tipo, sei lá: traição de esposa, roubo (claro isso tinha tb), mas a maioria dos casos era por pequenas, coisas: tipo ser aceito, tipo receber atenção, tipo ser amado,.... e ainda por menor, pequenas coisas relacionadas a vaidade.

Queria partilhar que o que mais me chamou a atenção era a vaidade (pois eram colonos), mas como gostavam de um elogio. As Sras no dia do encontro, se arrumavam, colocavam o melhor charles (é assim q se chama?), qquer atenção dada, estava feito, pois para mim q na época morava sozinho, opa!... ganhava, bolo de chocolate, blusão de lã feito por elas, um abraço bem gostoso, essas coisas. Mas não podia deixar de perceber que esse amor que elas dispunham para mim, era um reprimido que não conseguiam dar aos seus familiares, pela falta de comunicação, ou esquecimento deles, ou ainda, pelas pequenas mágoas mencionadas acima. Hahah! A reciproca tb era verdadeira, tb estava lá, porque na minha familia talvez não fosse mto diferente.

Pois é passado esse período de verdadeiro e puro amor (ihih são tantas histórias), resolvi fazer diferente, em vez buscar fora de casa, tô tentando arrumar a casa (obs: se tentarem, não desistam na primeira, nem na segunda, .......) hahahah. Mas o sabor é bem melhor.

Creio que não escolhemos a familia para nascer. Mas Deus Pai escolhe, então, vamos vencer a barreira e curtir os velhos.

Eles, como pude constatar, possuem os mesmos ou maiores sonhos que a gente, gostam de namorar na mesma forma (hahah talvez mais limitados ou com sentimentos mais profundos), mas e nós, tb nos entendemos? É eles tem um plus a mais q nós (alguns é verdade!), já sabem claramente o q não querem para si; e nós já sabemos?


Meus amados, sigam a sugestão, escutem os mais velhos, pelo menos eu escuto!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...e o sr sabe que qunta feira é dia dos vôs e vós?
Será que foi por acaso que escreveste??
hehehehe...
Mas concordo cntg,os idosos tem uma vida pra contar, coisas interessantes, que as vezes passamospor situações iguais e não sabemos oq fazer...por isso é bom ouvir os conselhos e tal!!
E outra...que nada como ter aquele carinho da vovó, presente do vovô...eles são TUDO DE BOM!!

beijo queriido!

Anônimo disse...

Oi, Ale!
Muito legal vc partilhar essa tua experiência com os idosos. A um mês atrás, a Angela, a Cris Sirena, o Demétrio, a Clarissa e eu visitamos o Lar da Velhice e pudemos notar o quanto os idosos que estavam lá necessitavam de carinho e atenção. Difícil não se envolver e não se emocionar com algumas histórias. Há muitos exemplos do que fazer (e não fazer também) para levar uma vida digna.
O bom é que, se formos com o coração aberto, sempre aprendemos algo.
Quanto a ti, continue partilhando. Tuas experiências são muito ricas e interessantes. Parabéns pela tua iniciativa e muito sucesso (não só aqui, mas em todas as áreas da tua vida).
Bjão, Luciane