domingo, 14 de junho de 2009

a arte...

Sempre fui cercado pela arte, Canela, minha cidade natal e meu atual porto seguro, foi pioneira em feira do livro, festival de teatro.Em família, tenho digamos parentes mais que próximos artistas plásticos (irmã), que atuam com isso entre outras atividades correlatas, eu, retirando a limitação artística, arranho um violão, pratico capoeira do jogo ao ritmo!
Porém não sou cego, ao ponto de ver, o quanto no Brasil, talvez no mundo (ai já não sei), o artista sofre para sobreviver em sua profissão. Resumindo, ninguém percebe que caras como Serginho Moah, Gilberto Gil e outros, tiveram que deixar seus vizinhos surdos e odiando musica até chegarem a hipnotizar multidões, como fazem hoje. No teatro, a mesma coisa; na dança, as vezes, treina-se por mais de cinco anos uma simples troca de base nas pernas, que quando bem realizado retira suspiros da platéia em apenas (1 segundo), ninguém se da conta, que por cinco anos a criatura precisou, ir ao medico, se alimentar e as vezes ajudar financeiramente a família.
Na capoeira a verdade se repete, com um adendo, a maioria das famílias não apóia, há uma discriminação, pior, existem praticantes que muitas vezes em todas as modalidades de arte, conseguem denegrirem a imagem de seus candidatos a profissionais da arte.
Então, deixo aqui meu pedido.
Tratem com muito carinho, zelo, nossos candidatos a músicos, capoeiristas, artistas plásticos, atores, cantores, bailarinos, dançarinos, poetas e afins. Contribuam, batam palmas, comprem um CD quando der, paguem um ingresso, porque talvez aquele que por caridade você bateu palma hoje, pode ser o mesmo que em um dia de tristeza seu ou de sua família, consiga lhe trazer o sorriso de volta.
Como disse antes, arranho um violão e forço como capoeirista, logo, escrever ta longe de ser proposta, mas queria SEMEAR essa idéia aqui.
A arte é saúde SIM.

6 comentários:

R disse...

Mortão!

"A Literatura bem como as outras artes vem demonstrar que a vida só não é suficiente" F. Pessoa!

Rodrigo

Catiucha Rosa disse...

Muito bem lembrado, Gil!
Viver da ARTE não é uma tarefa simples...Tenho uma colega na Faculdade, que faz Teatro de Bonecos e vejo isso como um exemplo por que nos mostra que TUDO é possível!

Tiago Antunes disse...

O louco do Van Gogh só vendeu um quadro em vida e foi pro irmão dele. O louco hoje é um gênio. E a sociedade é tola... A boa é produzir, seja qual for a arte. Cada acorde, pedacinho de letra, uma frase, movimento ou texto é a nossa imagem refletida no espelho do tempo.

Anônimo disse...

"A arte é cúmplice do amor. Tire o amor, e não existe mais arte."
(Remy de Gourmont) Bjs!

Saldanha disse...

Acredito que deve-se valorizar muito o talento para a Arte, ou como acredito o DOM que cada um recebe e alguns poucos desenvolvem e tem a coragem de dividir com os demais.

AnaLua disse...

É, a gente não quer só comida...
Se a cultura é a alma de um povo, a arte é a seu espírito.

Beijo enluarado!